O projeto “Mar Solidário”, criado em 19 de Março de 2013, surge como fruto da inquietação de um grupo de paroquianos, interpelados pelo crescente número de famílias que procuravam ajuda junto da paróquia.

Pretende ser uma primeira resposta às necessidades mais urgentes das famílias, que posteriormente são encaminhadas para a Conferência Vicentina de Nossa Sra. Das Graças.

Tem como objetivo a vivência da caridade, acolhendo e acompanhando a todos com misericórdia, prestando serviço aos mais pobres que ocupam um lugar central no caminho da Igreja; cuidando da dignidade e do bem integral da pessoa humana, redescobrindo e pondo em prática algumas das obras de misericórdia: dar de comer a quem tem fome; dar de beber a quem tem sede; vestir os nus; consolar os tristes.

Este projeto é suportado, em grande parte, pela comunidade paroquial que, com os seus donativos em género e espécie, tem vindo a corresponder, sempre que lhe é solicitado. A outra parte provém de contactos pontuais e parcerias com grandes cadeias de hipermercados da área envolvente: Grupo Auchan (Jumbo), Jerónimo Martins (Pingo Doce), Intermarché, Grupo Sonae (Continente). Conta ainda com o apoio da Pastelaria Ribeiro.

Agregada a este projeto, abriu-se, nas instalações da antiga capela, uma loja de âmbito solidário que recebe doações de roupas, calçado, brinquedos e móveis cuja receita é aplicada nas necessidades das famílias mais carenciadas.

mar solidario