Fraternidade de Nuno Álvares (FNA)

NÚCLEO DO ESTORIL
Associação dos Antigos Filiados do Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português

distintivo-fna-cor-t4

QUEM SOMOS:
A Fraternidade de Nuno Álvares, designada por FNA, é uma Associação privada de fiéis que goza de personalidade jurídica, de âmbito Nacional, sem fins lucrativos, que se rege pelos Estatutos e pelas normas canónicas vigentes, constituída por antigos filiados do Corpo Nacional de Escutas (CNE) – Escutismo Católico Português, que deixaram o ativo nesta Associação.

A Associação coloca-se sob proteção de São Nuno de Santa Maria, seu Patrono, e toma-o por exemplo de Fé, Humildade, Espírito de Serviço e Abnegação, a ser seguido por todos os seus Associados.

A FNA TEM POR FINALIDADE:

  1. Desenvolver junto dos seus Associados a prática de Escutismo Adulto, à luz da Lei e dos Princípios do Escutismo Católico;
  2. Manter vivo o ideal escutista, na vivência da Fé e do Humanismo Cristão, no serviço voluntário ao próximo, bem como na proteção da Natureza e do meio Ambiente;
  3. Promover a amizade escutista universal.

OPÇÃO CATÓLICA:
A FNA afirma-se como Movimento da Igreja Católica. A FNA tem um Presbítero Assistente, a nível Nacional, Regional e de Núcleo.

INDEPENDÊNCIA DA FNA:
A FNA é independente de qualquer ideologia política ou partidária e do poder constituído.

ESCUTISMO ADULTO INTERNACIONAL:
A FNA é membro de pleno direito da ISGF – International Scout and Guide Fellowship – Fraternidade Internacional de Escuteiros e Guias Adultos.

NÚCLEO DA FNA DO ESTORIL:
O Núcleo da FNA encontra-se sediado nas instalações do Agrupamento de Escuteiros do CNE 1246 – S. Pedro e S. João do Estoril, sendo o mesmo constituído pelos seguintes elementos:

– 1 Assistente, 1 Presidente, 1 Vice-Presidente e 3 Secretários.

Saudações Escutistas – Alerta para Servir