A Legião de Maria é um movimento internacional de leigos ao serviço da Igreja para a evangelização do mundo, que, “desde os seus primeiros momentos, esteve nas mãos da Santíssima Virgem” (Frank Duff, fundador)

A Espiritualidade da Legião baseia-se principalmente na fé na ação conjugada do Espírito Santo e de Maria na obra da Redenção. Os legionários dão-se a Nossa Senhora e querem ajudá-la na sua missão de Mãe da Igreja. Embora o nosso trabalho apostólico abranja todas as Pastorais, nas suas vertentes mais diversificadas, privilegiamos a da Evangelização, pois o anúncio de Cristo e do Seu Evangelho é a aventura mais bela e apaixonante. Praticamos o apostolado direto, através do contacto pessoal, enviados dois a dois, especialmente, junto dos mais afastados da Igreja. É um movimento que é constituído por um tripé: oração em comum, reunião semanal, trabalho apostólico bem determinado.

Os legionários do Praesidium Nossa Senhora da Misericórdia, paróquia de São Pedro e São João do Estoril, trabalham em todas as pastorais. Eis, a título de exemplo, algumas dessas atividades:

– Contactos com as famílias em visitas domiciliárias;
– Contactos com doentes em hospitais, (voluntariado hospitalar) e em casa;
– Apoio à terceira Idade (amparo moral, convívios, centros de dia, lares (Nossa Senhora das Neves, Costa do Sol, Academia do Imperio, luar de Prata, Santa Rita, Nossos Pais, Paraíso das Oliveiras, Casa de Repouso Sénior, 3 Casas de Acolhimento);
– Acompanhamento de pessoas solitárias;
– Obras a favor dos mais abandonados da sociedade;
– Colaboração com os sem-abrigo;
– Visitas a estabelecimentos prisionais;
– Acompanhamento a famílias enlutadas.

Local:
Centro Paroquial de São Pedro e São João do Estoril (Biblioteca)
Horário: segundas-feiras às 15h00